Post original: Astronomia Chapecó - cópia parcial
Por: Diego de Bastiani
![]() |
Chuva de Meteoros Eta-Aquarídeos – Composição de aproximadamente 50 imagens contendo 26 rastros de longa exposição de meteoros com a lua iluminada em 17% e a luz zodiacal no deserto de Pilbara, Austrália. © Colin Legg, 2013. |
No próximo dia 05 de maio acontecerá a máxima atividade da Chuva de Meteoros Eta-Aquarídeos.
A atividade deste radiante ocorre entre os dias 19 de abril e 28 de maio. Entre os dias 03 a 07 de maio é possível observar um aumento na taxa observada, sendo que no dia 05 de maio teremos a pico máximo da atividade. A Taxa Horária Zenital é de 50 meteoros por hora.
![]() |
Cometa Halley — Foto: NASA Blueshift |
Os meteoros dessa chuva são rápidos, chegando a velocidade de 70 km/s e produzem uma alta porcentagem de rastros persistentes, mas poucos bólidos.
A observação da Chuva de Meteoros Eta-Aquarídeos na madrugada do dia 05 de maio para os observadores do Hemisfério Sul é favorável pela sua posição no céu, mas estará prejudicada no início da observação, onde o brilho da Lua ofuscará o céu. O horário ideal para início da observação é a partir das 04:30 horas da madrugada, neste horário a Lua está quase se pondo, assim o brilho da Lua não irá interferir na observação.
Para observar a Chuva de Meteoros Eta-Aquarídeos, procure um local no interior da sua cidade, ao Leste, afastado das luzes poluentes da cidade.
Leve uma cadeira confortável. Esteja agasalhado, as madrugadas são úmidas e frias. Leve alimento e bebidas quentes.
Evite luzes do carro, celular ou casas próximas. Quanto mais escuro for, melhor será adaptação dos nossos olhos, possibilitando ver mais estrelas e meteoros com o brilho menor.
Esteja sempre atento! A velocidade com que os meteoros se acendem e se apagam é rápida, muitos não chegam a brilhar mais do que um segundo!
Mas como localizar o radiante?
Muito bem! Como você já se deslocou para uma região mais ao Leste, mantenha os olhos nessa direção, como mostra a figura abaixo.
Observando para o horizonte você vai observar três pontos brilhantes no céu, quase alinhados, são os planetas Júpiter, Saturno e e Marte. O radiante da chuva de meteoros eta-Aquarídeos está localizado logo abaixo, próximo a estrela eta da constelação Aquário.
![]() |
Mapa da região nordeste-Leste válido para o dia 05 de maio às 04 h e 30 min para a cidade de Chapecó e Região. Gerado no software Stellarium. |
Saiba mais
Um radiante de meteoros recebe seu nome através de Grupo de Trabalho sobre Nomenclatura da Chuva de Meteoros da Comissão de Meteoros da União Astronômica Internacional - IAU, recebendo uma numeração sequencial e uma sigla de três letras. A nomeação tem com característica principal a região do céu ou estrelas em que partem os meteoros no dia de sua máxima atividade. No caso de eta-Aquarídeos, na data de sua máxima atividade, os meteoros parecem partir da estrela Eta na constelação do Aquário. Eta-Aquarídeos está catalogada pela IAU como 031 ETA.
A animação abaixo mostra o rastro de poeira deixado pelo cometa Halley e a órbita dos planetas. A Terra no seu movimento de translação atravessa essa nuvem de poeira deixado pelo cometa. Por onde a Terra passa, vai "sugando" os detritos deixados, ocasionando a chuva de meteoros.
Simulação da nuvem de poeira deixada cometa Halley, por onde a Terra passa é gerada a Chuva de Meteoros eta-Aquarídeos. Fonte: MeteorShowers
Exoss
IMO
Stellarium
MeteorShowers